fbpx

YouTuber: como se tornar um profissional e ganhar dinheiro com o YouTube em 10 passos!

Como ser um YouTuber de Sucesso

Já a alguns anos uma nova profissão surgiu no mercado, o youtuber. Isso se deve ao grande crescimento da plataforma e a popularização do conteúdo em vídeo.

O YouTube se tornou uma das plataformas mais populares da internet quando se trata de conteúdo em vídeo.

Hoje com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais, o YouTube oferece algo espetacular e único para as pessoas que é poder compartilhar suas habilidades, conhecimentos e talentos no formato de vídeo e tudo isso gratuitamente.

Quer aprender a Viver de YouTube? Então aprenda com um dos maiores YouTubers do Brasil, Peter Jordan, CLIQUE AQUI!

O que faz um YouTuber?

Se pararmos para pensar o YouTuber faz exatamente isso, compartilha conteúdo para outras pessoas na plataforma poderem assistir.

Existem os mais variados tipos de conteúdo no YouTube que vão desde entretenimento até o educacional, músicas ou apenas passatempo.

O youtuber é um criador de conteúdo, o profissional que cria um canal no YouTube e publica conteúdo em vídeo para que as pessoas possam assistir na plataforma.

Nesse artigo vamos explorar mais o que esse profissional faz, as principais atividades realizadas na criação de conteúdo para o YouTube.

Principais atividades do youtuber

1. Escolha de nicho do canal

Essa é uma das primeiras etapas na hora de criar um canal no YouTube.

O primeiro passo para se tornar um youtuber é escolher o nicho que deseja atuar. Um nicho é uma área específica de interesse que você deseja criar conteúdo.

Existem milhares de nichos, alguns exemplos populares no YouTube incluem jogos, beleza, culinária, finanças pessoais, viagens e tecnologia.

Pode atuar também com subnicho por exemplo dentro do Marketing Digital e falar apenas de YouTube, SEO, Tráfego Pago. Ou dentro de tecnologia e programação fazer um canal sobre Python, Java ou Cientista de Dados.

Escolher um nicho é importante porque ajuda a definir o público-alvo do seu canal e a criar conteúdo que conecte com eles.

Quando se escolhe trabalhar com um nicho específico é muito mais fácil gerar engajamento com sua audiência e assim fidelizar, canais nichados acabam sendo mais fáceis para iniciantes.

2. Criação de conteúdo

Aqui está o coração do seu canal, sem dúvidas a criação de conteúdo é a principal atividade de um youtuber.

E essa etapa envolve várias outras atividades como pesquisa, planejamento, gravação de vídeos, edição, upload, SEO para YouTube e a parte de Thumbnail.

A qualidade do conteúdo que você cria é fundamental para o sucesso no YouTube, então é importante investir em equipamentos de qualidade para gravar vídeos e aprender habilidades de edição para tornar seus vídeos mais profissionais.

Priorize o áudio na hora que for investir em equipamentos, esse é um dos pontos mais importantes já que muitas vezes as pessoas ouvem, mas não assistem o vídeo.

3. SEO para YouTube: otimização de vídeo

O SEO para YouTube ou a otimização do vídeo antes, durante e depois da publicação é fundamental para alcançar mais pessoas diariamente.

A otimização do vídeo é a prática de fazer ajustes em seus vídeos tanto na hora de gravar o conteúdo como na hora da publicação para que sejam mais fáceis de encontrar e mais atraentes para os espectadores.

E o SEO para YouTube envolve vários pontos importantes como criação de títulos e descrições que contenham palavras-chave relevantes, a escolha de miniaturas atraentes (Thumbnail), criação de legendas para o vídeo e a adição de tags relevantes são alguns dos pontos principais para se otimizar o conteúdo.

A otimização de vídeo é importante porque ajuda a aumentar a visibilidade do seu conteúdo nas pesquisas no YouTube e no Google.

4. Promoção de canal

Essa etapa é muito importante, já que após criar o canal no YouTube, gravar e publicar seu conteúdo chegou a hora de divulgar e atrair pessoas.

Promover seu canal é uma parte muito importante para se tornar um youtuber de sucesso.

Hoje em dia não basta apenas ser o criador de conteúdo e aguardar ser encontrado pelas pessoas, você precisa acelerar esse processo de crescimento.

E uma das muitas formas de fazer isso é a divulgação de seus vídeos e de seu canal nas redes sociais, é participar de comunidades e grupos relacionados ao seu nicho, é ter um site ou blog para auxiliar na divulgação do conteúdo no Google, trabalhar com WhatsApp e Telegram para criar grupos e divulgar seu conteúdo, fazer lives em parceria com outros YouTubers (Lives Colab – colaborativa).

Promover seu canal do YouTube ajuda a aumentar a visibilidade e acelera o crescimento alcançando novos espectadores.

5. Monetização do canal

Essa é outra etapa muito buscada pelos principais youtuber que é a monetização, afinal todos temos boletos para pagar no final do mês.

Monetização do canal é a prática de ganhar dinheiro com seu conteúdo no YouTube.

Você pode fazer isso de várias formas:

Entrando para o programa de parcerias do YouTube, onde você vai ganhar com o AdSense e será remunerado pelo YouTube com base nos anúncios que são exibidos em seu canal e outros formatos que ele disponibilizar como Superchat, Valeu demais, etc.

Outra forma bem popular de monetização é através do marketing de afiliados, onde você indica produtos e serviços através de um link especial disponibilizado pelas plataformas de afiliado e você ganha comissões pelas vendas realizadas.

A monetização do canal é fundamental para que você possa ganhar dinheiro com o YouTube e assim sustentar com seu trabalho online, e cada vez mais investir em melhorias como equipamentos, infraestrutura e equipe para se profissionalizar.

Como ser um youtuber profissional e ganhar dinheiro na plataforma

Já sabemos que o YouTube é uma plataforma de compartilhamento de vídeos e que só vem crescendo cada vez mais nos últimos anos.

E com os mais de 2 bilhões de usuários ativos está mais do que provado que público para nosso conteúdo com certeza tem, o grande desafio é atrair pessoas e ganhar dinheiro online com o nosso canal no YouTube.

E para lhe ajudar a criar um canal de sucesso confira algumas etapas essenciais para monetizar seu canal no YouTube.

1. Escolha um nicho para seu canal do YouTube

Já falei que uma das atividades do youtuber é escolher um nicho para seu canal, mas aqui quero mostrar mais alguns detalhes sobre isso.

Existem algumas etapas importantes na escolha do nicho do canal, e uma delas é ser apaixonado pelo que deseja fazer.

Isso é importante, afinal se você quer ganhar dinheiro com seu canal você vai fazer isso por muitos anos, já se imaginou trabalhando com algo chato?

Outro ponto importante é escolher algo que tenha demanda no YouTube. E uma forma de saber se tem ou não é analisando outros canais que façam o mesmo que deseja fazer, que estejam no mesmo nicho.

Veja se tem marcas grande, produtos e serviços a venda, grandes influenciadores, isso é um indicativo que é possível ganhar muito dinheiro nesse nicho.

Alguns dos nichos mais populares incluem beleza, fitness, saúde, finanças, ganhar dinheiro na internet, entre outros.

2. Crie um canal e otimize-o

Depois que escolher um nicho é a hora de criar um canal no YouTube na prática.

Aqui são várias etapas importantes que você precisa preencher com informações para deixar o mais completo possível seu canal.

Escolha um nome de canal que seja fácil de lembrar e que reflita bem seu nicho e o que deseja fazer.

Além disso crie uma bela capa para seu canal e um logotipo ou foto de perfil.

É muito importante otimizar tudo, quando falamos de SEO para YouTube também estamos nos referindo ao canal.

Portanto para aparecer nas buscas do YouTube é preciso estar tudo preenchido corretamente e sempre otimizado.

Faça uma pesquisa de palavras-chave relevantes e sempre utilize em suas descrições, tag dos vídeos e do canal.

3. Crie conteúdo de alta qualidade para seu canal

Já ouviu a frase “o conteúdo é o rei” e no YouTube não é diferente.

Para se destacar como criador de conteúdo na plataforma, você precisa criar conteúdo de alta qualidade e que seja envolvente e interessante para o espectador.

Por isso faça uma pesquisa e um bom planejamento do que deseja fazer, analise a concorrência e entenda o que sua audiência quer e entregue o melhor para eles.

Procure sempre melhorar a qualidade dos vídeos tanto no roteiro como na edição.

4. Promova os vídeos para alcançar mais pessoas

Promover seu canal e os vídeos é uma forma de alcançar mais pessoas e não depender apenas da plataforma para divulgar, por mais que apareça nas pesquisas, a divulgação extra vai ajudar muito.

Compartilhe chamadas para seus vídeos em redes sociais como Instagram, Facebook LinkedIn, sempre interaja com sua audiência respondendo comentários em conteúdo relacionado.

Uma boa ideia é ter um blog sobre o mesmo assunto e assim promover seus vídeos nele, pode também criar artigos no LinkedIn e Medium dependendo do seu nicho para promover os vídeos.

5. Conheça as políticas do YouTube

Isso é extremamente importante para evitar problemas com o YouTube, estude sobre as políticas e diretrizes da plataforma para poder andar nas regras.

Isso inclui entender sobre políticas de direitos autorais, diretrizes da comunidade e as políticas de monetização.

Siga as regras do YouTube para evitar ter seu canal suspenso ou ser banido da plataforma.

Respeitar as regras é fundamental para ter um canal de sucesso no YouTube.

6. Interaja com seus espectadores

Aqui uma excelente forma de engajar sua audiência e espectadores, crie mais do que um canal, foque em criar uma comunidade fiel no Youtube.

Responda comentários em seus vídeos e crie vídeos que respondam perguntas mais comuns dos espectadores.

Você pode também eventualmente fazer lives de tira dúvidas, só respondendo perguntas e analisando, bate-papo etc.

7. Seja consistente nas publicações

Não tem coisa pior do que falhar na programação do seu conteúdo com seu espectador.

Sempre procure manter a consistência de publicação dos seus vídeos, isso ajuda no engajamento e faz seu canal do YouTube crescer mais.

Defina bem seus dias e horários de publicação, veja qual o melhor dia e horário para publicar de forma que facilite para sua audiência.

Eles depois de um tempo sempre esperarão o seu conteúdo novo.

8. Parcerias com outras marcas e youtubers

Você não precisa crescer sozinho no YouTube, essa é a grande vantagem da plataforma, um pode ajudar o outro e assim melhorar a visibilidade de ambos alcançando um público muito maior.

Vá atrás de outros profissionais e marcas que atuem no mesmo nicho ou esteja relacionado com o seu e assim todos possam se beneficiar com uma parceria.

9. Hora de monetizar o canal do YouTube

Sim, hora de ganhar dinheiro com seu canal do YouTube.

Hoje o YouTube oferece várias maneiras de ganhar dinheiro na plataforma com o programa de parcerias do YouTube:

Maneiras de ganhar dinheiro no Programa de Parcerias do YouTube

Você pode ganhar dinheiro no YouTube com os recursos a seguir:

  • Receita de publicidade: onde você gera receita com anúncios da página de exibição e do Feed dos Shorts.
  • Clubes dos canais: você cria um clube para os membros do seu canal, onde fazem pagamentos mensais em troca de benefícios especiais oferecidos por você.
  • YouTube Shopping: os fãs podem procurar e comprar itens na sua loja no YouTube, como produtos oficiais.
  • Super Chat e Super Stickers: os fãs pagam para que mensagens ou imagens animadas fiquem em destaque no chat das transmissões.
  • Valeu demais: seus fãs pagam para que as mensagens enviadas fiquem em destaque na seção de comentários do vídeo.
  • Receita do YouTube Premium: receba parte da taxa de assinatura de um usuário do YouTube Premium quando ele assistir seu conteúdo.

Além disso você também conta com outros formatos de monetização como venda de serviços e produtos e marketing de afiliados e pode utilizar plataformas como:

  • Hotmart
  • Monetizze
  • Eduzz
  • Social Soul
  • Amazon
  • Awin
  • Entre outras

As possibilidades para ganhar dinheiro com o YouTube são infinitas, não importa o nicho, você pode monetizar o seu canal sem problemas e ganhar dinheiro como youtuber sendo criador de conteúdo.

10. Youtuber, aprenda com seus erros

Não tenha medo de errar, caso contrário não vai nem começar!

Aprenda com seus erros e use essas experiências para melhorar seu trabalho, seu canal e seu conteúdo.

O YouTube é uma plataforma que está sempre evoluindo e sempre tem coisas novas, então qualquer youtuber precisa sempre estar aprendendo e se adaptando às mudanças e melhorias que ela traz.

Por isso não tenha medo, apenas siga as regras e procure realizar o melhor possível o seu trabalho.

5 Vantagens de criar um canal no YouTube

Se você está pensando em ser um youtuber ou apenas criar um canal para seu negócio, saiba que existem muitas vantagens para você.

E para isso quero mostrar algumas que com certeza vão ajudar você a atingir seu objetivo na hora que criar um canal no YouTube.

1. Alcançar um grande público na plataforma

Uma das principais vantagens de criar um canal no YouTube é a oportunidade de alcançar um grande público que ainda não te conhece.

O YouTube conta com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais, o YouTube oferece uma audiência enorme para criadores de conteúdo.

Isso significa que, se você criar conteúdo interessante e envolvente, terá a oportunidade de alcançar milhões de pessoas em todo o mundo.

2. Construir uma comunidade

O melhor lugar para começar a construir uma comunidade em torno do seu conteúdo.

Você pode criar um canal e disponibilizar conteúdo para ajudar as pessoas, elas podem se conectar com o que você faz.

Isso vai despertar interesse e desejo pelo que você entrega, aumentando a chance de ser compartilhado e assim alcançando mais pessoas.

Você terá mais do que apenas um simples seguidor ou fã, terá uma comunidade de verdade.

Nada como o senso de pertencimento a algo maior, e isso gera muitas coisas positivas como colaborações, network, amizades e muito mais.

3. Ganhar dinheiro no YouTube

Uma das principais vantagens de quem cria um canal no YouTube é ganhar dinheiro com ele, sem dúvidas monetizar seu canal é algo muito atrativo, principalmente se for uma fonte de renda passiva.

Além das várias maneiras de monetizar com o YouTube você pode utilizar também o marketing de afiliados, serviços e produtos externos.

Muitas pessoas fizeram do YouTube o seu negócio principal a partir do momento que entenderam que ser youtuber e criar conteúdo de alta qualidade podia ser um negócio online muito lucrativo.

4. Desenvolver novas habilidades

São poucas as pessoas que conseguem perceber que criar um canal no YouTube pode ajudar a desenvolver novas habilidades mesmo que não seja seu objetivo ser um youtuber.

E isso inclui muitas coisas como aprender a editar vídeos, pesquisar, planejar, produzir conteúdo, melhorar a comunicação, falar para a tela, além das diversas habilidades sociais.

Com o YouTube você sempre pode aprender novas habilidades à medida que seu canal se desenvolve, você também evolui junto.

5. Criar e estabelecer uma marca pessoal ou empresarial

Criar um canal no YouTube vai ajudar a promover seu negócio ou você como profissional.

Através da sua marca você pode mostrar o que sabe fazer mostrando suas habilidades e talentos.

Já como empresa pode promover produtos e serviços e fortalecer seu negócio, atrair clientes e se conectar a eles.

São muitas as possibilidades e tudo sem precisar pagar para aparecer.

E se você quer aprender ainda mais conheça o curso Viver de YouTube e aprenda como ser um profissional ainda melhor na plataforma.

Preparado para ser um youtuber profissional e ganhar dinheiro com o YouTube?

Como vimos o youtuber é a pessoa que cria conteúdo para a plataforma YouTube. E isso inclui várias etapas como escolha do nicho, criação de conteúdo, SEO para YouTube, promover o canal, monetizar entre outras.

E para ser um youtuber bem-sucedido você precisa se dedicar ao seu trabalho, sem dúvidas esse mercado ainda tem muito a crescer e você pode ganhar muito, e o melhor ajudando as pessoas.

Criar um canal no YouTube pode trazer muitas vantagens para você e seu negócio. E ainda gerar muitas oportunidades para alcançar as pessoas.

Como youtuber você pode criar uma comunidade e fortalecer sua marca.

Se você está interessado em criar um canal no YouTube, agora é a hora certa de começar. Ser youtuber pode ser um trabalho muito gratificante para quem deseja se esforçar para alcançar o sucesso na plataforma.