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Thumbnail para YouTube: desvende o poder oculto e transforme seu alcance na plataforma!

Thumbnail para YouTube

Como criador de conteúdo em vídeos as Thumbnail do YouTube devem estar no topo da lista das metas principais na busca de impulsionar seu canal, não é mesmo?

Isso sem falar em definir cronogramas de vídeos, criar pautas envolventes, descobrir os melhores horários de publicação e explorar assuntos virais.

E, é claro, dominar a arte de criar thumbnails para YouTube incríveis não deve ser deixado para trás.

Se quer acelerar a criação de Thumbnail clique aqui e confira!

Entender o verdadeiro potencial de uma Thumbnail é essencial para o sucesso de qualquer canal.

Isso porque ela é a porta de entrada para o seu conteúdo, chamando a atenção e despertando a curiosidade dos espectadores. E nós estamos aqui para ajudar você nessa missão!

Para te ajudar preparamos esse artigo exclusivo que revela em detalhes a importância da Thumbnail e os segredos para você produzi-la com excelência. Acompanhe nossas dicas e veja seus resultados decolarem!

Mas primeiro precisamos entender o que é uma Thumbnail. Então vamos lá!

O que é Thumbnail?

A Thumbnail do YouTube também é conhecida como uma “miniatura personalizada”. Ela revela um pouco do que será tratado no vídeo.

Então quando perguntar o que é Thumbnail, podemos dizer que é uma versão (Thumbnail) em miniatura usada na Internet para facilitar as buscas.

E seu objetivo principal é trazer informações para os espectadores sobre o seu conteúdo. 

Ela é responsável por capturar o interesse dos espectadores e incentivá-los a clicar.

Por isso que personalizar suas miniaturas é fundamental para estabelecer a identidade visual do seu canal, com cores, textos e fontes únicas que irão fidelizar seu público.

Dessa forma, sempre que eles se depararem com uma de suas miniaturas, saberão que o conteúdo é seu.

No mundo online, a velocidade é essencial. É preciso conquistar a atenção do usuário de forma instantânea e orgânica.

E é exatamente isso que as thumbnails conseguem fazer. Elas agregam valor à sua marca e fortalecem o reconhecimento do seu canal, também conhecido como branding.

Se quiser aprimorar seus conhecimentos você pode fazer um curso de YouTube e aprender mais sobre essa maravilhosa plataforma online.

Como as Thumbnail do YouTube impactam suas visualizações?

Você aprendeu o que é Thumbnail do YouTube e como elas são importantes.  Agora quando falamos em miniaturas para YouTube devemos imaginar que as thumbnails são como vitrines para o seu conteúdo.

Não importa se o usuário já é um seguidor fiel do seu canal ou se está descobrindo seu vídeo através de pesquisas, (ao fazer pesquisas sobre algum assunto relacionado), aparecer na aba “explorar” ou estar na lista das recomendações da própria plataforma.

A Thumbnail é o primeiro contato visual que as pessoas terão com seu conteúdo, e é ela que vai determinar se elas vão clicar e se envolver com seu conteúdo.

Investir em thumbnails incríveis é indispensável para se destacar em meio a tantas opções disponíveis.

E para isso elas precisam ser atraentes e relevantes, despertar o interesse do espectador e atender às suas necessidades de entretenimento, informação e lazer.

Descubra o poder da Thumbnail e entenda por que ela é essencial!

Como vimos, as thumbnails influenciam diretamente no alcance do seu canal já que é a imagem de apresentação dos seus vídeos, mostram aos seus seguidores ou aos usuários da plataforma o que eles vão encontrar.

Em uma Thumbnail pode conter, como por exemplo:

  • Cenários
  • Pessoas
  • Objetos
  • Fotos
  • Simulações
  • Situações do dia a dia
  • Apresentações
  • Eventos
  • Cenas de outras produções audiovisuais
  • Equipamentos tecnológicos
  • Elementos decorativos.

Além disso, é comum que a Thumbnail do YouTube contenha frases curtas e palavras-chave que desempenham duas funções importantes:

  1. Resumir o conteúdo do vídeo, evitando que o público precise ler a descrição para saber mais.
  2. Agir como um Call to Action (o que é chamada para ação).

A segunda função é uma estratégia marcante no Inbound Marketing. Esses gatilhos despertam a curiosidade do espectador e o incentivam a assistir ao seu conteúdo.

Assim que as pessoas se interessarem, será mais fácil conquistar curtidas, compartilhamentos, comentários e, especialmente, novos seguidores para o seu canal.

Viu o que é Thumbnail de poder e como elas são importantes para o sucesso do seu canal!?

Qual é o tamanho ideal da Thumbnail no YouTube?

É fundamental garantir que suas thumbnails estejam em conformidade com as diretrizes do YouTube em relação ao tamanho, resolução e proporção do arquivo.

O tamanho mais adequado para a Thumbnail do YouTube é de 1280×720 pixels, com uma proporção de tela de 16:9.

Certifique-se de que o tamanho do arquivo não ultrapasse 2MB, pois isso pode afetar o carregamento adequado.

Quanto à largura mínima recomendada, é de 640 pixels. Além disso, o formato do arquivo de imagem deve ser um dos exemplos a seguintes:

  •  JPG
  •  PNG
  •  GIF
  •  BMP
  •  PNG

Não subestime o poder da Thumbnail! Utilize essas informações para criar miniaturas atrativas que destaquem seu conteúdo e atraia a atenção do público e comece a gerar impacto visual agora mesmo!

Quais são os elementos essenciais de uma Thumbnail?

Uma Thumbnail para YouTube pode ser composta por uma variedade de elementos, como citamos anteriormente, porém algumas recomendações devem ser seguidas quanto as fotografias/montagens para garantir uma imagem de apresentação de alta qualidade e profissionalismo.

Já à paleta de cores utilizada na miniatura, fica a critério do criador de conteúdo. Porém o ideal é manter uma identidade visual, entre todas as thumbnails, para representar sua marca.

Isso vai ajudar o público a associar facilmente o conteúdo ao seu canal.

As fontes e os textos utilizados também são escolhas pessoais do criador, porém alguns cuidados devem ser tomados aqui.

É importante evitar frases muito longas o ideal é manter o texto em até 20% da imagem ou montagem para não sobrecarregar a miniatura e impeça a leitura. 

Evite usar fontes cursivas, medievais, rabiscadas, serifadas ou decorativas, pois elas podem não ser legíveis e ainda poluir visualmente as thumbnails do seu canal.

Em vez disso, opte por fontes como por exemplo a Helvética, Futura, Retroica, Proxima Nova, Frutiger Bebas e Eastman. 

Quais são as principais dicas para criar uma Thumbnail YouTube de qualidade?

Vimos até agora os elementos relevantes para criação de thumbnails para YouTube. Porém a seguir vamos destacar as principais dicas para a criação de miniaturas que estimulem o alcance e o engajamento dos seus vídeos. Então anote essas dicas!

  1. Crie conexão entre o título do vídeo e a Thumbnail – Lembre-se o título e a Thumbnails devem estar em sintonia e se complementando, despertando assim o interesse do espectador. Evite repetir trechos do título na miniatura e vice-versa.
  2. Destaque o elemento principal – Identifique o elemento central ou mais impactante do seu vídeo e utilize-o como destaque na Thumbnail. Isso ajudará a atrair a atenção do público e transmitir visualmente o conteúdo do vídeo.
  3. Utilize imagens de alta qualidade – Use imagens de alta resolução e com boa iluminação. Imagens nítidas e atraentes aumentam a credibilidade do seu conteúdo e despertam o interesse do espectador.
  4. Adicione elementos gráficos relevantes – Considere adicionar elementos gráficos, como ícones, emojis, setas ou bordas, para chamar a atenção para aspectos importantes da sua miniatura. Isso ajuda a transmitir a mensagem de forma clara e atrativa além de aproveitar o espaço em branco.
  5. Teste diferentes abordagens – Experimente diferentes estilos e abordagens para suas thumbnails e observe quais geram maior engajamento. Faça testes A/B e ajuste conforme necessário para otimizar o desempenho das suas miniaturas.

Ao seguir essas dicas, você estará no caminho certo para criar thumbnails no YouTube impactantes e atrativas, que ajudarão a impulsionar o alcance e o sucesso dos seus vídeos no YouTube e assim você vai conseguir viver de YouTube como é o sonho de muitos.

Utilize aplicativos de edição para criar sua thumbnails para YouTube

Hoje existem plataformas de edição de imagens gratuitas e totalmente intuitivas e que são ótimas para a produção de miniaturas no YouTube.

Eu indico muito o Canva (Tem Versão GRATUITA, clique aqui!), disponível para computador(aplicativo no PC ou pelo navegador), iOS e Android. Além de ser totalmente em português ele oferece diversos modelos prontos para publicações em redes sociais.

Com ele você pode criar suas thumbnails do zero ou utilizar os modelos disponíveis na plataforma. E o mais importante é que você consegue personalizar livremente esses arquivos para adequá-los ao conteúdo do seu vídeo.

Porém existem outras ferramentas também disponíveis para a criação da sua Thumbnail como:

  • PicWish
  • Thumbnail Maker
  • Fotor
  • Pixlr
  • Promeo
  • Adobe Express

Aplicativos para Smartphone

  • Canva
  • Picmonkey
  • fotor
  • Fotojet
  • iMovie
  • Pixlr
  • Photo Editor
  • Cropic

Como fazer Thumbnails de vídeos do YouTube?

A seguir separamos algumas dicas que consideramos importantes na criação de thumbnails para o YouTube e que ajudarão a obter mais visualizações nos vídeos{link}. Então anota aí!

1. Mantenha-as simples

Aqui a dica é nem sempre o “mais” é melhor! Para criar thumbnails de vídeo que atraem, é importante não sobrecarregá-las com muitos elementos. Porém a imagem precisa ser clara e equilibrada, isso porque ela será visualizada em diferentes dispositivos, incluindo smartphones.

Evite textos muito pequenos que dificultem a leitura e excesso de elementos que a deixem confusa. O ideal é encontrar a melhor forma de transmitir aos espectadores o que eles podem esperar do vídeo.

2. Use cores de contraste

Usar cores contrastantes em textos e gráficos são ótimos para destacar os principais elementos da Thumbnail. Lembre-se de não esquecer de garantir um bom contraste com o fundo e outros elementos.

Mas nada de exageros a ponto de ser artificial, claro se essa não for a ideia principal. Tem hora que aumentar a saturação e o brilho já resolve. Mas lembre-se de manter o mais natural!

3. Planeje para tirar fotos durante a gravação

Muito aproveitam o vídeo para tirar algumas imagens para fazer a capa. Essa é uma ótima alternativa porém, nem sempre é fácil encontrar uma imagem nítida já que o vídeo envolve movimentos.

Mas uma alternativa ao gravar os vídeos e separar alguns minutinhos para aproveitar e posar para tirar algumas fotos

Ao gravar o vídeo, reserve um momento para posar e tirar algumas fotos de alta qualidade. O que será mais fácil já que você está gravando e sabe o que ficaria melhor para sair na capa.

Vale lembrar para que a foto fique ótima é preciso ficar uns minutinhos sem se mexer na gravação para evitar borrões. Essa é uma dica muito boa, se você ainda não tentou experimente!

4. Use palavras que gerem alguma emoção

Quando falamos em thumbnails precisamos chamar a atenção do público, mas atenção nada de querer fornecer uma explicação detalhada do vídeo na capa.

Mas use algumas palavras que representem a essência do conteúdo associadas as palavras como por exemplo: ATENÇÃO, DESVENDADO, REVELADO, INCRÍVEL, DESCUBRA AGORA, CHOCANTE, entre outras. Essa é uma ótima forma de atrair a atenção do espectador.

Uma dica aqui é olhar outros canais que estão em alta e analisar como eles fazem suas thumbnails do YouTube e tirar ideias para fazer o seu e analisar o que dá certo para o seu canal.

5. Nada de Clickbait

O clickbait é uma estratégia usada na Internet para gerar tráfego online através de conteúdos enganosos ou sensacionalistas.

Ele também é conhecido como “caça-clique” ou “isca de cliques”, que se refere à quebra de expectativa.

Não entenda mal, o problema não está na estratégia de criar títulos atraentes e chamativos, mas sim em mentir e não entregar aquilo que se prometeu na Thumbnail.

Ao usar uma imagem atraente que não esteja relacionada ao conteúdo real, o público pode considerar como clickbait, o que prejudicará sua reputação.

Ao criar suas thumbnails para YouTube use sua criatividade, mas é importante não enganar o público. E lembre-se imagem deve representar com precisão o conteúdo do vídeo.

6. Crie uma marca forte e reconhecível

Para se ter sucesso no YouTube é muito importante ter consistência nas publicações e é essencial criar uma marca forte e reconhecível.

E para se alcançar isso é imprescindível escolher um estilo exclusivo e mantê-lo ao criar suas thumbnails.

Por isso defina e use a mesma paleta de cores, posicionamento do logotipo, fontes, gráficos e efeitos nas suas miniaturas.

Isso ajudará as pessoas a reconhecerem os seus vídeos e ainda dará ao seu canal uma aparência profissional.

7. Crie uma identidade visual inesquecível

Se você vive de YouTube e está sempre ligado com as tendências deve conhecer os dois maiores YouTubers MrBeast e o PewDiePie e suas thumbnails são reconhecidas mundialmente.

Aqui no Brasil temos o Luccas Neto, Felipe Neto, Winderson Nunes todos tem seus canais no YouTube de sucesso.

Por isso é essencial criar uma identidade visual consistente para tudo relacionado ao seu perfil no YouTube. Isso inclui sua foto de perfil, capa do canal e, é claro as Thumbnail.

Para isso utilize um padrão de fontes, paleta de cores, imagens e estilo de edição que reflitam a sua marca pessoal e ajudem a diferenciá-lo da concorrência.

Thumbnails para YouTube

Como garantir que a Thumbnail do seu vídeo atenda às políticas do YouTube?

Ao criar uma Thumbnail personalizada para o seu vídeo ou canal, é importante garantir que ela esteja em conformidade com as políticas do YouTube. Para isso, evite:

  • Conteúdo prejudicial e perigoso
  • Imagens violentas
  • Discurso de ódio
  • Nudez e conteúdo sexualmente explícito

Caso a sua Thumbnail não esteja de acordo com as diretrizes do YouTube, ela será removida e você receberá um aviso da plataforma. Se você continuar violando as políticas, poderá receber até três Strikes. Cada strike vem com uma penalidade:

Primeiro Strike:

– Restrição de envio de thumbnails personalizadas por uma semana.

Segundo Strike:

– Restrição de envio de thumbnails personalizadas por duas semanas.

Terceiro Strike:

– Remoção permanente da sua conta do YouTube.

Se você acredita que a sua Thumbnail não viola as diretrizes da comunidade, você pode contestar o strike. Caso o YouTube aprove a sua apelação, a Thumbnail do vídeo será restaurada.

É importante seguir as diretrizes do YouTube para garantir a conformidade e evitar consequências para a sua conta.

Por fim, não poderíamos deixar de falar sobre as Thumbnail já existentes no canal.

Otimize suas thumbnails do YouTube já existentes

Uma dica importante é revisar e otimizar as thumbnails de vídeos antigos em seu canal.

Depois de compreender as possibilidades de otimização, você pode editar os vídeos e substituir as antigas thumbnails por novas.

Aproveite essas dicas para melhorar a performance com thumbnails mais atraentes.

Após algumas semanas, você poderá observar os efeitos das alterações por meio das análises de seu canal.

Se a taxa de cliques aumentar, isso indica que você está no caminho certo e seu público está se envolvendo mais com o novo formato de Thumbnail.

Lembre-se de que tudo é um processo contínuo.

Com o tempo e com mais dados para análise você terá mais vídeos para experimentar diferentes estratégias.

É importante otimizar sempre que necessário e colocar em prática as estratégias para obter os melhores resultados com seu conteúdo no YouTube.

Então, não perca a chance de otimizar seu canal e conquistar resultados surpreendentes! Aproveite nossas dicas exclusivas e domine a arte de criar Thumbnails poderosas.