fbpx

Afiliados

5 Dicas de Como Fazer Sucesso no Marketing de Afiliados

Luís Alberto Costa
Escrito por Luís Alberto Costa
5 Dicas de Como Fazer Sucesso no Marketing de Afiliados
Junte-se a nós agora

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Já ouviu aquela conversa de que é fácil ganhar dinheiro com marketing de afiliados? Ou quem sabe aquela de trabalhe na beira da praia?

Então, quando você resolve trabalhar online, o marketing de afiliados é uma excelente opção, com ele você pode gerar receita fácil e rápido, mas somente se você acertar de primeira.

Esse artigo irá lhe dar informações e dicas importantes que ajudará você a ter mais sucesso com o marketing de afiliados.

Negócio Online

O marketing de afiliados é uma excelente forma de se trabalhar online, e ao se profissionalizar você é capaz de se tornar um empreendedor digital e ainda ter uma excelente fonte de renda, ou melhor um negócio lucrativo.

Com o marketing de afiliados você consegue monetizar seu conteúdo seja ele artigos, imagens ou textos de forma mais fácil.

Porém fica um alerta, não é tão fácil ter sucesso como afiliado. Você precisará ter paciência, trabalhar duro e ter consistência em tudo que fizer, e melhor fazer bem feito.

Atuando como empreendedor digital eu já cometi vários erros, vi muitas coisas, pessoas que cometeram os erros mais bobos e também os mais sérios.

A partir disso procurei melhorar e encontrar as melhores soluções para realmente começar a crescer.

Pior do que errar é continuar errando e se você quer ter sucesso como afiliado não pode permanecer assim, precisa sair desse círculo vicioso de erros constantes.

Com base no que aprendi e executei nos últimos anos em diversos projetos, separei algumas dicas para ajudar com o marketing de afiliados.

Confira estas cinco dicas do que fazer e não fazer para ter sucesso no marketing de afiliados.

5 – Dicas para ter Sucesso no Marketing de Afiliados

1 – Criar conteúdo de qualidade

Acredite, criar conteúdo de qualidade fará toda a diferença em seu negócio online.

O conteúdo é a base do seu blog ou canal do Youtube ou outro que desejar, por isso deve sempre vir em primeiro lugar a qualidade.

Existem milhares de sites que produzem conteúdo de baixa qualidade e enchem eles de links de afiliados para tentar vender.

Já viu aquele site que tem mais banners e links de produtos do que conteúdo? Isso faz com que o visitante tenha uma experiência ruim, simplesmente porque o conteúdo não agrega valor, não é útil nem convincente.

Esses querem apenas empurrar os produtos sem entregar qualquer coisa útil.

Esse é o principal erro de quem pensa somente em ganhar dinheiro online, você esquece do seu público.

Mas você precisa pensar ao contrário, concentre em fornecer valor ao seu público, criar conteúdo que seja muito valioso para ele, algo que muitos venderiam, você entregará de graça.

Existem várias formas de entregar valor e ainda vender, um exemplo disso é fazer um review em formato de vídeo ou post, e não pensar somente em vender.

Criar comparativos entre serviços é uma excelente forma, mostrar os prós e contras das ferramentas, ou criar uma lista com as melhores, fazer unboxing de equipamentos e ferramentas, mostrar a melhor maneira de usar a ferramenta, etc.

Existem inúmeras maneiras de fazer algo bom e ainda entregar valor. Você pode criar gráficos de comparação, “melhor de”, listas, vídeos unboxing, e muito mais.

Veja por exemplo no Youtube, você encontrará diversos canais de alta qualidade que fazem avaliações de produtos e serviços, criam listas de produtos e fazem ofertas, ensinam algo sobre determinada ferramenta.

Em vez de ficar focado apenas em “como fazer uma venda”, forneça informações valiosas que seus concorrentes provavelmente estão vendendo ou escondendo e ajude os leitores a tomarem uma decisão de compra mais assertiva.

Muitos dos seus leitores só querem uma opinião sincera sobre o produto o serviço, saber se é ou não o melhor produto para ele, para então tomarem a decisão.

As vezes se você explicar bem ele entenderá que o produto mesmo não sendo o mais caro ou top do mercado atende a necessidade dele. É isso que eles querem ouvir.

O conteúdo de qualidade é fundamental para o crescimento do seu negócio.

2 – Melhorar sua presença nas mídias sociais

As redes sociais são tudo quando se trata de promover sua campanha de marketing de afiliado.

Uma ação bem elaborada aqui pode viralizar seu conteúdo e atrair milhares de visitantes e novos seguidores que irão conhecer o seu trabalho.

Muitos pensam, que precisa só criar o blog, gerar o conteúdo de qualidade e depois fazer o SEO, sentar e esperar. Engano seu!

Essas ações são importantes, sim! Agora para acelerar o processo e alcançar mais pessoas você precisa utilizar ao máximo as redes sociais para aumentar seus resultados.

Saiba que as redes sociais podem gerar um boom na sua divulgação e atrair milhares com pequenas ações.

Hoje em dia as pessoas gastam muito tempo conectadas em canais como Youtube, Instagram, Facebook entre outros, isso gera um enorme potencial para promover e ganhar dinheiro com marketing de afiliados.

Tenha presença garantida naquelas que seu público está mais presente, e gere conteúdo de qualidade para eles, procure sempre aumentar o engajamento, crie sua comunidade, interaja sempre que possível.

Uma vez que tenha feito isso, agora é hora de compartilhar seu conteúdo com seus seguidores para tentar levá-los ao seu blog.

Faça um planejamento e tenha campanhas pagas para promover, isso ajudará a alcançar muito mais pessoas. No entanto, nunca se esqueça de não ficar só compartilhando conteúdo para vendas para não espantar eles.

Procure seguir os melhores do seu mercado e veja como eles fazem, veja quem está fazendo um grande trabalho de promover conteúdo de afiliados nas mídias sociais, seguir alguns sempre é uma boa opção para aprender e ter ideias. Ver como eles fazem as postagens e compartilham.

Lembre-se sempre de intercalar o conteúdo para não ficar apenas vendendo!

E quando começar a vender, separe uma parte para promover seu conteúdo nas mídias sociais, isso garantirá que você alcance o máximo de pessoas possível.

3 – Seja autêntico 

Autenticidade é fundamental e crucial para que você tenha sucesso com o marketing de afiliados.

Quer ganhar a confiança e atenção do seu público, então seja autêntico!

Para vender muito como afiliado você precisará disso, além de fazer com que seu público faça parte da sua comunidade, da sua família.

E sem confiança fica muito difícil conseguir isso, ela é um fator importante para influenciar as decisões de compra das pessoas, afinal ninguém compra de quem não confiamos.

Além disso, quanto mais pessoas confiarem em suas opiniões, mais leais elas se tornarão.

Tudo isso ajudará a construir uma comunidade leal de pessoas que olham para você para comprar o que você recomendar.

Uma coisa que considero um diferencial e ter transparência no que faz, mostrar que os links são links de afiliados, seja na descrição ou mesmo em um vídeo. Seja sincero ao dar uma opinião, seja imparcial sobre o que fala na hora de promover.

Se por exemplo um produto tem uma falha ou falta algum recurso não deixe de mencionar, não é porque o produto não é perfeito que ele não serve, mostre sua utilidade.

Perca o medo por exemplo de falar que ele tem um excelente custo x benefício, mas não tem as funções do concorrente.

Acontecerá situações onde você encontrará um produto que tem diversos problemas, por exemplo, uma Webcam que não tem a resolução tão boa, mas tem um excelente preço para começar e serve perfeitamente para gravar os primeiros vídeos. Onde uma coisa compensa a outra.

Tenha cuidado ao receber para escrever sobre produtos também, mesmo se você está sendo pago para escrever uma revisão, é essencial que seja honesto. Isso vai torná-lo mais confiável.

4 – Não fique apenas com um produto ou programa de afiliados

Saiba que existem muitas plataformas de afiliados, e muitos produtos. Eu gosto sempre de trabalhar com produtos que tenham outros semelhantes (por exemplo, se for vender um curso sobre Instagram, veja se existem outros bons também nas plataformas, isso serve caso deseje trocar de produto durante as vendas, ter uma alternativa evitará perder tempo de divulgação caso o produtor por algum motivo deixe de vendê-lo)  ou mais de 2 ou 3 na mesma categoria. Por exemplo se for indicar uma hospedagem de site, tenha pelo menos 3 ou mais para fazer.

Além disso existem variações, existem produtos que pagam de forma recorrente, outros apenas pela venda inicial. Ou ainda existem produtores que fazem UpSell com outros produtos e mesmo assim você também recebe a comissão.

Veja qual é a melhor forma para você e faça testes, é sempre bom testar os produtos, veja que uns vendem mais que outros.

Não se impressione se alguém chegar e falar “Esse produto está vendendo muito, deseja promover? ”

Muitas vezes o que funciona para um Afiliado não necessariamente funciona para você.

Antes de sair gastando em campanhas pagas recomendo fazer testes, analisar bem o produto e todas as informações, ver os concorrentes para então começar a vender.

É sempre bom fazer uma planilha com os principais produtos que deseja vender, analisar pontos como página de venda, suporte, entre outras informações.

No Marketing de Afiliados é importante saber escolher um bom produto não para você apenas vender, e sim para seu público e que traga uma boa rentabilidade.

Acompanhe de perto os produtos ao qual se afiliou, saber se estão entregando corretamente e dando suporte. Isso irá ajudá-lo a melhorar a maneira como você escolhe seus produtos e programas afiliados.

Fique sempre atento, as vezes você insiste demais em um produto olhando apenas a comissão, quando existem dezenas de outros. Já vi gente deixar de vender produtos com alta comissão porque era mais difícil vender e começar a faturar alto com produtos com ticket baixo.

E tudo isso foi possível porque ele testou alternativas. Embora várias outras melhorias contribuam para fazer vendas, a mudança e teste de novos produtos podem fazer toda a diferença.

Você pode simplesmente dobrar sua receita se encontrar o produto ideal para seu público.

Não é a maior comissão que irá fazer você ganhar muito dinheiro online e sim o melhor produto para seu público.

5 – Tenha paciência jovem Padawan com os resultados!

É aqui que a maioria se perde e desiste. Vi muita gente (muitas mesmo) que iniciaram no marketing de afiliados e ficaram apenas uns meses, as vezes alguns dias e desistiram.

Simplesmente criaram o projeto e acharam que já iriam fazer vendas de imediato, que os resultados viriam de forma fácil e simples.

É muito importante lembrar que o Marketing de Afiliados assim como outros negócios online e físico podem levar tempo para gerar receita.

O resultado é proporcional ao quanto você trabalha, mas ainda assim poderá levar uns meses para começar a aparecer de forma mais efetiva.

Então, meu conselho é não desista só porque o resultado não veio na primeira semana ou mês, se as vendas não foram o suficiente logo no início é sinal que precisa melhorar suas ações.

Em vez disso continue e trabalhe duro, qualifique-se e faça um bom curso para afiliados, coloque em pratica tudo aquilo que aprendeu.

Sempre se pode melhorar algo mais, tornar o conteúdo mais atraente, gerar mais valor. Faça teste e veja qual a melhor estratégia para seu negócio online, teste produtos como dito antes até achar o ponto ideal.

Consistência: Continue crescendo dia a dia até o sucesso bater na porta!

O Marketing de Afiliados é uma excelente forma de gerar renda passiva ou ativa para blogs, posso dizer que é uma grande oportunidade de montar um negócio online.

Mas não ache que é fácil ter sucesso, é necessário esforçar e ter consistência. Até mesmo porque se fosse fácil todos teriam sucesso e estariam ganhando rios de dinheiro.

O que poucos falam é que o mais importante é o crescimento diário, você precisa se aprimorar constantemente e ter consistência em tudo que fizer, essa é maior e melhor lição que aprendi.

E para isso é necessário criar conteúdo seja artigos ou gravar vídeos, entregar qualidade e promove-los constantemente.

Consiste em criar, testar, acertar e errar, analisar o que é melhor para seu projeto e repetir. Ter paciência, e procurar melhorar no dia a dia para atingir os resultados desejados. Quando menos esperar o sucesso baterá na sua porta! Daí é só deixa-lo entrar!!!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

Sobre a Empresa:
Level Max Negócios Digitais e Treinamentos Online
Webmundi Soluções em Informatica – LTDA
CNPJ: 14.262.049/0001-27